Anatel vai avaliar decisão do Cade sobre Telefónica, Vivo e TIM

9 de dezembro de 2013

Justiça



Anatel vai avaliar decisão do Cade sobre Telefónica, Vivo e TIM
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-09/anatel-vai-avaliar-decisao-do-cade-sobre-telefonica-vivo-e-tim
Dec 9th 2013, 19:29

Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (9) que o órgão vai analisar a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em relação às empresas Telefónica, Vivo e TIM, para ver se adotará alguma medida complementar. "A Anatel não vai reformar a decisão do Cade, mas precisamos saber se há alguma medida complementar a ser tomada aqui para cumprir a decisão do Cade", explicou.
Em 2007, a Anatel aprovou a entrada da Telefónica na Telco (controladora da Telecom Italia, dona da TIM), e o processo foi encaminhado ao Cade. "Nós tomamos uma decisão em 2007, foi colocada uma série de condicionamentos, e o Cade entendeu diferentemente a questão concorrencial, isso é normal", lembrou Rezende, que foi reconduzido ao cargo hoje. A questão será analisada na Superintendência de Competição da Anatel.
Na última quarta-feira (4), o Cade entendeu que o aumento de participação da Telefónica na Telco, ocorrido em setembro deste ano, viola o termo de compromisso firmado em 2007 como condição para o ato de concentração. Por isso, a Telefónica foi multada em R$ 15 milhões pelo aumento indevido de participação indireta na TIM. O incremento indevido de participação societária da Telefónica no capital total da Telco também deverá ser desfeito.
O Cade também aprovou com ressalvas a aquisição, pela Telefónica, de 50% da Brasilcel detidos pela Portugal Telecom e pela PT Móveis. A restrição visa a impedir que a Telefónica, que já tem participação indireta na TIM, adquira o controle total da Brasilcel, que é sócia majoritária da Vivo.
Os conselheiros identificaram potencial risco à concorrência, porque a TIM e a Vivo competem no mercado de telecomunicações brasileiro e, como resultado da operação, uma empresa que já tem participação minoritária na TIM passaria a controlar sozinha a Vivo. O Cade decidiu que o negócio só pode ser autorizado caso a Telefónica, controladora da Vivo, não mantenha qualquer posição financeira, direta ou indireta, na TIM Brasil. Como alternativa, a aquisição pode ser aprovada com a entrada de um novo sócio para a Vivo.
João Rezende foi empossado hoje (9) como membro do Conselho Diretor da Anatel e como presidente do colegiado. A sua recondução aos dois cargos foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (6). Para os conselheiros, o mandato é até 5 de novembro de 2018 e, para o presidente do conselho, três anos.
Segundo Rezende, o principal desafio da Anatel para o ano que vem é a realização do leilão da faixa de 700 mega-hertz, que será destinada à tecnologia 4G. Ele disse que a licitação deve ocorrer no primeiro semestre, provavelmente até maio. "Vai dar tempo, e vamos fazer dentro do prazo."
A presidenta Dilma Rousseff também nomeou na última sexta-feira um novo membro do Conselho Diretor da Anatel, Igor Vilas Boas de Freitas, que terá mandato até 5 de novembro de 2017. Ele tomará posse na Anatel no dia 17 de dezembro.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/bb/D46FjC

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni