Governo do Rio quer incentivar audiências de presos por videoconferência

5 de novembro de 2013

Justiça



Governo do Rio quer incentivar audiências de presos por videoconferência
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-05/governo-do-rio-quer-incentivar-audiencias-de-presos-por-videoconferencia
Nov 5th 2013, 16:58

Vladimir Platonow

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A tentativa de resgate de dois presos no Fórum de Bangu, zona oeste, que deixou um policial militar e uma criança mortos, no último dia 31, motivou o estudo de mudanças no deslocamento de presos para audiências judiciais. O governador Sérgio Cabral anunciou hoje (5) maior utilização de videoconferência para ouvir os detentos, dispensando a necessidade dos caros e arriscados deslocamentos pela cidade. Cabral detalhou as medidas após reunião com a presidenta do Tribunal de Justiça do estado, desembargadora Leila Mariano.
"A sociedade do Rio de Janeiro ganha com isso. Haverá necessidade de [criação de] comissões com juízes, desembargadores, advogados, promotores e defensoria pública. [É preciso] Avançar com a videoconferência, diminuir a frequência de 400 presos diariamente sendo deslocados pela cidade. Também com [a criação de] um portal, dando maior transparência, impedindo que haja demanda excessiva na movimentação. O Judiciário terá maior integração com o Executivo e os operadores do direito", disse Cabral.
O governador citou a lei que permite a videoconferência só nos casos em que o preso é réu, mas não quando ele é testemunha no processo, como foi o caso da tentativa de resgate no Fórum de Bangu: "Esse criminoso, conhecido como Piolho [um dos que eram para ser resgatados], já tinha se movimentado, como réu ou testemunha, mais de 90 vezes".
A presidenta do TJ destacou que é preciso concretizar a iniciativa. "A partir de agora é trabalhar na execução das ideias, torná-las concretas e viabilizar a redução da movimentação de presos. Esse é um tema [a videoconferência] ainda muito complicado. Temos teóricos, advogados e defensores que não concordam muito com sua utilização. Mas nós vamos ter que enfrentar as questões e levar o tema para uma grande discussão nacional, porque o problema não é só aqui", disse Leila Mariano.
Participaram também da reunião, no Palácio Guanabara, o procurador-geral de Justiça do estado, Marfan Vieira, o defensor público geral, Nilson Bruno, os secretários de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, e de Administração Penitenciária, César Rubens.


Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/bb/D46FjC

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni